Colmar é uma cidade no Nordeste da França, perto da fronteira com a Alemanha e Suíça. Situada na região da Alsácia ela faz parte da rota dos vinhos.
A região da Alsácia pertenceu durante bons séculos à Alemanha, o que faz com que Colmar tenha em suas raízes uma forte herança gastronômica e cultural alemã.
A independência de Colmar aconteceu em 1945, depois da II Guerra Mundial, foi a última cidade francesa a ser libertada da ocupação alemã.
A Old Town é impecável na sua arquitetura, difícil passar os olhos e não querer ficar por ali. A sensação é a de que estamos passeando em um cenário de contos de fadas.
A pequena Veneza.
A cidade é banhada pelo Rio Lauch e por seus canais onde podemos fazer um belo passeio por La Petite Venise. (O passeio tem a duração de 30 minutos (confiram os valores).
Além de muito romântica, você também poderá apreciar os restaurantes a sua volta, saborear um prato típico e degustar um bom vinho.
Se ficar pela cidade por mais de uma noite vale a pena visitar o centro histórico de dia e de noite, mas fiquem atentos aos horários dos estabelecimento, muitos encerram por volta das 22hs.
Não poderíamos deixar de citar alguns pratos típicos da região, afinal todo roteiro viagem vem bem acompanhado de uma degustação local:
O pretzel é de origem alsaciana, com o seu sabor inconfundível e o seu típico formato nodoso. É ideal para comer a qualquer hora do dia, principalmente acompanhado por um cafezinho.
A tarte flambé é um tipo de pizza muito fina e crocante, composta por uma camada de creme e fromage blanc, um queijo branco francês macio e verde. É recheado a gosto e pode ser degustado em quase todos os estabelecimentos do centro de Colmar, tanto na versão salgada (a tradicional é com cebola e bacon) como na doce.
O choucroute é um prato único e muito rico em sabores, feito com carne de porco e chucrute – herança forte alemã.
Outro ponto interessante é que Colmar ganha vida nos meses de verão com uma série de festivais e eventos, incluindo a Fete de la Musique e o Festival Internacional de Música Clássica de Colmar. Estes eventos são uma excelente forma de conhecer a cultura da cidade.
Não poderia deixar de citar os Mercados de Natal, Colmar tem um dos mais belos Mercados de Natal da Europa.
” O percurso entre mercados é facilmente feito a pé, uma vez que a distância entre eles é curta. Interromper a visita para beber o fabuloso Vin Chaud, a cerveja artesanal da região ou um chocolate quente torna-se quase uma obrigação.”
São 5 os mercados de Natal que vais encontrar e que seguem uma tradição que vem desde 1670, quando Estrasburgo, capital e maior cidade da Alsácia, montou o primeiro:
- Place des Dominicains, junto à igreja Dominican, é o ponto de encontro de quem chega a Colmar;
- Place Jeanne D’Arc mais vocacionado para produtos tradicionais, com representação de artesanato da região da Alsácia;
- L’Ancienne Douane estende-se ao redor da fonte, ao longo da linha de água;
- Koifhus, no coração da cidade, os artesãos locais expõe os seus trabalhos;
- Petit Venise, uma das zonas mais pitorescas da cidade, que nesta época reúne as principais atrações das crianças como o famoso carrossel.
Como podem ver a encantadora Colmar é uma cidade para toda família e bem diferente nas diversas épocas do ano.