Cats estreou em 11 de Maio de 1981 no New London Theatre onde esteve em cena 21 anos. Na Broadway o sucesso foi tão grande quanto e se consagrou por 18 anos. Com música de Andrew Lloyd Webber, CATS é um verdadeiro fenómeno de longevidade que, ainda hoje, continua a atrair a atenção do público, conquistando novas gerações.
Baseado na obra de TS Eliot “Old Possum’s Book of Practical Cats”, CATS é um musical sobre a vida de um grupo de gatos, seus amores, arrelias e tropelias, que se confronta com o regresso de Grizabella, a gata que teve a coragem de abandonar a família para conhecer o mundo mas que as saudades trazem de volta.
Com “música atemporal, cenários espetaculares e um elenco maravilhoso”, uma coreografia de cortar a respiração e claro o inesquecível “Memory”, CATS é um musical mágico, absolutamente único.
Jellicle
No musical, os gatos Jellicle, palavra que só eles sabem o seu significado, se reúnem uma vez ao ano para que seu líder escolha um e apenas um deles para ir a um lugar melhor. Entre os personagens mais marcantes estão Munkustrap, o narrador da história, Grizabela, the glamour cat e “Velho Deuteronomy”, o líder dos gatos Jellicle.
Dirigido por Trevor Nunn e coreografado por Gillian Lynne , Cats foi encenado pela primeira vez no West End em 1981 e, em seguida, com a mesma equipe criativa na Broadway em 1982 e ganhou inúmeros prêmios, incluindo o de Melhor Musical em ambos os Prêmios Olivier Award e Tony Awards . A produção de Londres ficou em cartaz por 21 anos. As Atrizes Elaine Paige e Betty Buckley ficaram associadas ao musical. A atriz, Marlene Danielle, atuou na produção da Broadway durante toda a sua execução (de 1982 até 2000).
Em 1998, o musical foi gravado em DVD, no Adelphi Theater de Londres.
Superação
Cats é o quarto show de maior duração na história da Broadway, superado pelo O Fantasma da Ópera, também de Lloyd Webber. Foi realizado em todo o mundo muitas vezes e foi traduzido para mais de 20 idiomas.
Em 2019, a Universal Studios levou a peça para as telas.
O sucesso desembarcou em Portugal para uma pequena temporada. Sucesso de bilheteria! Não poderia ser menos que isso. Realmente é um espetáculo que vale a pena ser visto e sentido.
Vários são os momentos marcantes, mas é imbatível quando se toca a melodia principal “Memory”.
Não há como não se emocionar. Figurinos, cenários, maquiagem, direção, tudo impecável.
O sucesso atrai tanto adultos quanto crianças.
Se ainda não assistiu, coloque na agenda.