Cresci ouvindo que as pérolas eram elegantes. No porta-joias da minha avó, da minha mãe e das minhas tias não faltava ao menos um colar de pérolas e brincos de pérola.
Depois de um tempo as pérolas perderam o foco, ficaram quase que esquecidas. Me lembro também que, há poucos anos, veio a onda do sereismo trazendo novamente as pérolas para as ruas.
Na realidade as pérolas nunca foram démodé, elas são mais uma questão de gosto e estilo, no entanto, como todas as peças, as pérolas também tem seus altos e baixos no foco do momento.
O acessório atemporal pode ser usado de mil maneiras, por isso para quem gosta de pérolas vale a pena o investimento.
Curiosidade
“A busca por pérolas começou na antiguidade, com evidências que datam de pelo menos 4.200 a.C. na Pérsia, onde eram consideradas um verdadeiro tesouro. Os chineses também valorizavam muito as pérolas, associando-as com a sabedoria e a longevidade. Na Roma antiga, as pérolas eram tão estimadas que Julio César chegou a promulgar leis que restringiam o seu uso apenas à classe dominante. Durante a era elisabetana na Inglaterra, a fama das pérolas cresceu ainda mais, com a rainha Elizabeth I exibindo colares como símbolos de pureza e poder.”
Pérola doce X Pérola salgada
Calma! Ninguém vai saborear as pérolas, mas é uma forma interessante e rápida de saber porque todos nós temos acesso às pérolas. O que antes era muitoooo fora de orçamento.
“Pérolas de água doce são cultivadas em mexilhões que vivem em rios e lagos. Já as de água salgada são criadas por ostras nos oceanos. Cultivadas em água doce, as pérolas Biwa são originárias do Japão, no Lago Biwa. Estas, por sua vez, são as que tornaram as pérolas mais acessíveis do que nunca.
Dependendo do local onde a pérola é formada ela possui características e cores específicas. As variações na cor e na forma dependem do tipo de molusco que a produz e também do ambiente em que ele vive.
Se o molusco, que também pode ser chamado de ostra, vive em mares de água salgada ele irá produzir as pérolas que chamamos de Pérolas de água salgada. Essa ostra tem suas particularidades: produzem 1 pérola ou, em caráter excepcional, 2 por vez. Um exemplo de pérolas de água salgada são as pérolas dos mares do Sul, você já deve ter ouvido falar nas South Sea? São produzidas pelas maiores ostras, e por isso, as South Sea são geralmente grandes, vão de 8 milímetros a 15 milímetros de diâmetro – mas podem chegar a espantosos 25 milímetros! São encontradas nos vários tons entre o branco e o dourado e também em tons negros, como é o caso das pérolas do Tahiti. As pérolas Akoyas, também são de água salgada. São mais tradicionais, redondas, medem até 7 milímetros de diâmetro. Há várias cores e tons, como o dourado, azulado, acinzentado e rosado, mas a maior parte é branca.
Já as pérolas de água doce são pérolas cultivadas em rios, baías e lagos em diversas espécies de mexilhões de água doce. Os mexilhões de água doce, diferente dos de água salgada, pode produzir em torno de 10 pérolas de cada vez! E além do mais o animal sobrevive depois de abri-lo e se pode voltar a cultivar nele. Nesses animais o cultivo é mais fácil e rápido que nas ostras de água salgada, por isso o preço das pérolas de água doce é menor do que o de água salgada. Por outra parte, o brilho é menor, mas é difícil ver isso a olho nu, e é mais difícil obter pérolas esféricas, porém isso não desvaloriza a pérola, pois, é uma característica natural. As cores podem variar de branco, tons amarelos, castanhos e rosados até tons negros.”
ouroemoda.com
Entenderam?
2024
Na semana de moda vários designers apresentaram as pérolas em seus desfiles. Não precisou de muito mais tempo para virar tendência.
Fique de olho nas inspirações para criar seu próprio outfit usando as pérolas.
Maximalistas, minimalistas ou na medida. Seja qual for a cor, o tamanho ou o design , o que importa é usar do seu jeito e com o seu toque de personalidade.