A Guess Jeans regressa este ano para a Pitti Uomo e, nesta temporada, o conceito Airwash será o seu mais recente lançamento da temporada.
*Pitti Uomo é um evento de moda masculina que acontece em Florença, na Itália, todos os anos.
A marca além de voltar à Pitti com um novo conceito sustentável, inaugura um display gigante e imersivo: The Next 40 Years of Denim para redefinir a narrativa do denim e mostrar a história, a inovação e o futurismo sustentável da marca.
A Guess teve o seu começo no início dos anos 80, a marca inventou a ideia de jeans lavados com pedras e jeans tingidos com ácido e a empresa virou a marca de moda, dos irmão franceses Marciano, de maior sucesso nos Estados Unidos.
O grande volume de água usado para “stonar” os jeans foram repensados em prol do meio ambiente, por isso a Guess recorreu a nova tecnologia apelidada de Airwash, que foi apresentada por Nicolai Marciano, filho de Paul, um dos quatro irmãos franceses que fundaram a marca no porto sul de Bandol em 1973.
“Queríamos celebrar o ADN da nossa empresa – estilo de vida californiano, jeans e inovação de produtos. Redefinimos a indústria do denim há 42 anos, popularizando os jeans stone wash para o mundo. Avançando quatro décadas, voltamos a fazer uma grande afirmação no denim com o nosso novo processo de lavagem”, argumentou Nicolai.
Tecnologia
A Guess, com a nova tecnologia, se orgulha de usar zero pedras e nenhum produto químico tóxico, reduzir o uso de água em 80% e economizar energia. Com efeito, esta nova tecnologia substitui o uso de pedra-pomes por luz e ar.
Imagem
A Guess não mudou apenas a produção dos jeans, as campanhas publicitárias da marca apostavam sempre na sensualidade e na beleza e tiveram como estrelas: Valéria Mazza, Claudia Schiffer e Anna Nicole Smith.
No entanto, hoje a empresa tem uma direção cuidadosa para o lançamento dos novos jeans Airwash, desfocando da imagem do empoderamento feminino e apontando para o estilo de vida californiano dos anos 90.
“Estamos a planear um novo elenco e um novo capítulo de imagem para a empresa, respeitando o nosso ADN”, sublinhou Nicolai, que começou a trabalhar na Guess aos 17 anos, ainda antes de terminar o ensino secundário.
Durante a pandemia a marca – como várias outras – fechou dezenas de lojas, agora pode-se dizer que está num momento mais saudável e com planos de lançar uma série de boutiques focadas em jeans.
Momento de transição, de muitas expectativas e ao mesmo tempo hora de pensar no futuro da marca e do planeta.