Vamos falar de moda, mas vamos além, vamos falar de futuro. Quem sabe até podemos brincar com o título do filme “De volta para o futuro”?
Não! Desta vez o filme vai ser outro, por mais que o trocadilho combine bem, agora a inspiração foi “Réquiem para um Sonho” ( A vida não é um sonho). Da busca pelo futuro ao melodrama real, mas todos nos mesmo espaço: no futuro.
Repaginando: “Requiem for the time”. Partindo do tema da designer estamos no presente, passado e futuro, afinal não há tempo, há vida e há arte ressignificando o que talvez já não exista em vida, em matéria, mas que sobreviva ao tempo.
“Na estreia da Artemisi no calendário do SPFW, Mayari Jubini fala de futurismo com muitas referencias de cinema. O filme “Réquiem para um Sonho” que é o tema principal da coleção (batizada como Réquiem para o Tempo). A estilista é conhecida por suas esculturas de corpo feitas com impressão 3D, como bodies e corpetes rígidos no estilo traje espacial de “Barbarella” com Jane Fonda que teve uma versão atualizada feita de aço. Ou ainda os acessórios que cobre o rosto e contornam o maxilar. Muitas dessas peças apareceram também nos convidados do desfile.
Ela tem olhar apurado pra inovação, e outra técnica que apresenta é a impressão 3D fundida no tecido, que apareceu na capa do início do desfile, com estampa de cyber-gueixas, ou posters de filmes clássicos. Teve também alguns desenhos manuais nas ilustrações de labaredas de fogo.
A estética punk das HQs aparece em vários looks, como no conjunto de perfecto e mini-saia cobertos por cintos de tachas, alfinetes, correntes e finalizado com stocking boots. Dá pra fazer uma conexão também com a série em jeans destroyed, delavê e patchwork. Em contraponto, propõe imagens mais etéreas em branco e transparências, nos looks bordados com pérolas e apliques de acrílico estilo chandelier. Sua primeira participação muito forte e deve trilhar um caminho importante no evento.”
Andre do Val
A moda é utilizada pela marca Artemisi como uma forma de expressão, possibilitando diálogos entre arte, política e comportamento.
Mas quem é Mayari Jubini?
Ela é a brasileira que conquistou o coração de vários artistas que usam a moda como forma de expressão.
Demi Lovato, faz parte da lista das artistas que já usou uma das criações de Mayari.
Luiza Sonza, Anitta, Iza, Ludmilla, Pablo Vittar e Gloria Groove, entre outros, também não ficaram para trás e vestiram os looks exclusivos da artista.
Até o ano de 2019 Mayari nem sonhava no que estava por vir, mas sonhava em ter sua própria marca.
Aos 28 anos anos montou seu ateliê em São Paulo e organicamente conquistou o público com seu mix ciberpunk e gótico.
Sempre com uma visão futurística Mayara dá vida aos metais, aos tecidos e as aplicações criando looks únicos e com personalidade marcante.
Aposto que você já viu muita obra da Artemisi por aí sem ao menos saber que era de sua autoria.
Inclusive nessa última semana uma das imagens que mais circulou pela internet foi a fantasia de Deborah Secco no Baile da Vogue.
… mais uma obra da marca!
E que o sucesso da Artemisi seja agora no presente e no futuro!
*fotos do desfiles – arquivos SPFW