Reza a lenda que quem almeja receber flores também deseja trocar alianças no final da história.
Alguém já lhe ofereceu flores hoje?
Foi assim que iniciou a agenda da Barcelona Bridal Fashion Week.
Não poderia calhar em melhor data do que no dia 23 de abril, dia em os catalães comemoram o Sant Jordi o santo padroeiro de Catalunha.
A cidade fica repleta de rosas vermelhas e livros para festejar o amor. Não é dia dos namorados, mas é como se fosse, afinal o tal do Jordi salvou a princesa do dragão.
E não é todo dia que uma princesa é salva e tão pouco que se case.
Enfim, quem festeja o amor quer casar e quem quer casar precisa de um vestido de noiva e não faltou assunto, ou melhor tecidos para fazer desse sonho realidade.

Rendas, transparências, volumes, decotes, fendas foram alguns dos pormenores que passaram pelo palco da Bridal nesse primeiro dia.
Para quem pensa que vestido de noiva é branco longo, rodado ou apenas vestido sereia é porque nunca mergulhou no universo dos designers.

Assim como a moda tem seus padrões pré estabelecidos a cada estação, os vestidos das noivas seguem os mesmos princípios.
Volume exagerados, drapeados, texturas, recortes inusitados e brilho, muito brilho.
As flores entram no mesmo contexto do Prêt-à Porter e trouxeram logo a conexão com a festa de Sant Jordi.
Coincidência?
Talvez! No entanto as flores que enfeitavam a casa de Gaudi também enfeitavam a passarela e, inclusive foram desenhadas e literalmente representadas em um dos vestidos.

As flores aliás são uma das tendências do ano. Elas estão cada vez mais personalizadas e menos tímidas.
Desabrocharam.
Deixando o romantismo de lado e seguindo para um caminho com um toque mais sensual, comprovamos que os corsets são o ápice em todos os desfiles, eles trazem um ar nostálgico e feminino.
Desenham o corpo, mas nem sempre tem essa finalidade, eles podem trazer um ar mais moderno, e podem ser fragilizados com a companhia das rendas ou dos bordados, no entanto, definitivamente ele é feminino. Feminino e não feminista ou quem sabe os dois ao mesmo tempo.

Tecidos leves, bordados, plissados, pele a mostra muito tecido e pouco tecido.
O branco ainda impera, mas as transparencias e as rendas são a cereja do bolo.
Sabe aqueles vestidos que te representam e que além de usar em uma das datas mais importantes da vida, queremos repeti-lo fora desse contexto?

Foi esse o sentimento que tive ao assistir aos inúmeros desfiles do primeiro dia. Muitas das peças são um convite á um passeio fora do ambiente nupcial.
Quem sabe surge a era “repagine seu vestido de noiva” e transforme-o no look do dia!
Seria incrível!
A escolha do vestido de noiva passou a ser a oportunidade de expressar a personalidade em uma das datas mais importantes da vida.
Os vestidos ganharam ousadia, criatividade e sem dúvida não há limite para imaginação. Os protagonistas da festa podem ter uma referencia ludica, sonhadora, digna de um conto de fadas, mas também podem assumir o lado mais empoderado e não estar entre nuvens de algodão.
É democrático, é para todas, é personalizado, é transformar qualquer vestido de noiva em um look marcante e inesquecível.
O Barcelona Bridal Fashion Week acontece até o dia 27 de abril.
*imagens Barcelona Bridal Fashion Week.