Óbidos parece mais um cenário encantador de filme medieval, faltam apenas os cavalos e seus cavaleiros nas ruas a desfilar de um lado para o outro.
Muitos já ouviram falar na Vila de natal em Óbidos e é lá, nessas ruazinhas “medievais” que a magia acontece.
O local é um convite a céu aberto para as famílias e os turistas provarem a tão famosa Ginjinha e degustar da gastronomia local.
No natal a vila fica toda enfeitada e recebe turistas e moradores de vários lugares para apreciar o cenário acolhedor e mágico da época mais envolvente do ano.
Mas, o que mais me chamou atenção ao andar pelas ruas de pedras foi uma das portinhas que estava, em meio a chuva, muito iluminada.
Não fosse minha curiosidade, jamais teria posto os pés na Galeria Nova Ogiva.
Quem vê de fora não imagina o quão ampla é a galeria, se não me engano são 3 andares.
A galeria
A Galeria novaOgiva é parte integrante da Rede de Museus e Galerias de Óbidos, com foco na arte contemporânea, constituindo uma aposta na expressão artística, de elevada qualidade e partindo da dinamização e recuperação de uma ideia – a descentralização da divulgação das artes – e de um espaço único. Lugar para a divulgação de artistas e da sua obra, numa relação intrínseca com o território, com os visitantes, com a comunidade em geral e a escolar em particular.
O fundador
“A Galeria NovaOgiva é a extensão de arte contemporânea da Rede de Museus e Galerias. Este espaço foi criado em 1970 e teve pouco mais de três anos de atividade; anos esses, porém, de grande intensidade artística, cultural, de cidadania e de liberdade.
O seu fundador foi o escultor José Aurélio.
Após 30 anos de indefinição e inatividade, a Galeria surge hoje como um marco na História da Arte, da Arquitetura e da própria história da Vila e dos Museus em Óbidos, sendo o ponto de partida para exposições e outras manifestações culturais associadas a expressões artísticas contemporâneas, permitindo aos munícipes e utentes dos serviços públicos ligados à Cultura, um acesso facilitado às grandes coleções e grandes mostras.
Desde a sua reabertura em 2004 como NovaOgiva e em estreita relação com o território acolhe exposições coletivas e individuais onde habitam nomes de referencia arte contemporânea – Ângelo de Sousa, Cristina Ataíde, Joana Vasconcelos, José Aurélio, Leonel Moura, Pedro Cabrita Reis, Pedro Calapez, Pedro Proença, Pedro Valdez Cardoso, Rogério Ribeiro, entre outros.”
A galeria parece um labirinto e conforme subimos as escadas conseguimos observar a arte de outros ângulos.
A exposição
O Bichinho de conto é a exposição atual, uma ótima atividade para fazer com as crianças além de visitar a Vila de natal. Como o próprio slogan diz O Bichinho de Conto não é apenas uma Livraria, é um Destino.
O Bichinho de Conto é uma livraria para pessoas grandes, médias, pequeninas, gigantes, gordas ou magrinhas… Dos 0 aos 200 anos, venham sempre, acompanhadas ou sozinhas, ou seja, para todos.
Mostrar às crianças a arte e saber conduzi-las a ressignificar cores e desenhos através de sensações e sentimentos é um exercício intelectual e emocional imensurável.
Vale a pena a visita, vale a pena a curiosidade, vale a pena entrar no silêncio e conversar com a nossa imaginação.
Visitem! Divulguem as exposições da Galeria NovaOgiva.
O Bichinho do Conto – +351 262 096 100
Galeria Nova Ogiva – R. Direita 48-81, 2510-001 Óbidos, Portugal