Há 20km da fronteira de Portugal, vizinha da portuguesa Elvas, atravessada pelo Rio Guadiana (um dos rios mais importantes da península Ibérica) Badajoz não é um dos destinos mais procurados – a não ser para fazer compras no El Faro – mas… sem dúvidas, a cidade merece ser visitada.
O que poucos sabem é que Badajoz tem a muralha mais extensa da Espanha e a maior alcáçova de herança árabe da Europa.
(alcáçova é um tipo de fortaleza ou castelo de origem árabe)
Temperatura
A cidade tem um clima bem marcante no verão, as temperaturas ficam acima de 30º entre os meses de junho e agosto e o verão além de quente é seco, portanto, agende sua visita para os meses de primavera e outono, será mais agradável passear por lá.
Festas
Badajoz é muito conhecida pelas festividades da Semana Santa, mas o que atrai mais público para a cidade é o Carnaval sendo uma festa que recebe muitos turistas nacionais com as comparsas Y murgas animando os nativos e convidados.
No mês de junho acontece a tradicional Feira de São João. A festa dura uma semana e é um dos maiores festivais de Extremadura. Todos os anos, pessoas de Espanha e de Portugal reúnem-se para celebrar o início do verão. As festividades começam com a abertura oficial do Alumbrado, durante a qual a Portada del Real é iluminada. Durante os dias da semana, há feiras, comida de rua, concertos e espetáculos. Para terminar as celebrações, na noite de São João, a 23 de junho, pelas 23h, poderá apreciar um maravilhoso espetáculo de fogo-de-artifício nas margens de Guadiana.
Centro histórico
O centro histórico de Badajoz foi construído na segunda metade do século XVII devido aos conflitos entre Portugal e Espanha.
A Praça de la Soledad é um convite a uma caminhada matinal no coração do centro histórico. Em frente a praça avista-se La Giraldilla, uma réplica da torre de Sevilha construída em 1930.
No topo do edifício há uma estátua de Mercúrio, Deus do comércio.
Puerta de Palmas é o arco triunfal construído no século XVI como a entrada principal da cidade muralhada. Esse monumento é um dos pontos turísticos mais representativos de Badajoz.
A Ponte de Palmas é a ponte mais antiga da cidade e tem um visual incrível.
Estando em terras espanholas não deixe de experimentar os Tapas, costume difundido por todo país.
A gastronomia tradicional local é a lebre e a perdiz e produtos como a carne de porco ibérico.
Uma viagem agradável, tranquila e cheia de histórias para descobrir.
A próxima parada é em Cáceres, aguardem o post.